Arenas é a Agência Experimental de Comunicação da ESPM. Funciona como uma agência de verdade, com jobs reais e fictícios. O objetivo é preparar o aluno para o mercado atuando nas áreas de atendimento, planejamento, criação e produção de vídeo (vídeomaker). As áreas oferecidas são monitoradas por profissionais de mercado e professores específicos. Por isso, o aluno sai preparado e ocupa vagas de estágio nas principais agências de propaganda de São Paulo.

Processo Seletivo

Nosso processo seletivo é semestral. O prazo máximo de permanência do aluno é de um ano. Para entrar aqui, é preciso ralar muito. O aluno passa por um processo seletivo competitivo simulando sua primeira experiência com a vida real. Cada área possui seus próprios critérios de seleção, de forma que atenda as exigências do dia a dia do Arenas. O aluno que passar no processo seletivo entra na primeira fase do treinamento.

Fase 1

Os alunos que passam na seleção aprendem todo o processo de uma agência de propaganda. Todos aprendem sobre todas as áreas, do atendimento à criação durante três dias na semana. O objetivo é capacitar e desenvolver a percepção do aluno sobre sua área em relação ao todo. Assim, o aluno é avaliado durante o semestre seguindo critérios de mercado.

Fase 2

Os alunos que se destacaram na Fase 1 são convidados a estagiar na Fase 2 de segunda a sexta-feira. Uma vez capacitados é hora de qualificá-los em sua área de atuação. O treinamento é intenso, mas recompensador. É daqui para o mercado.

áreas oferecidas

Área de Negócios

Com as novas demandas do mercado da comunicação, a proposta da área de negócios do Arenas é preparar o aluno para decisões estratégicas que exigem habilidades como interpretação de dados, planejamento e negociação, compreensão do competitivo ambiente das mídias, relacionamento com diversos públicos e, desta forma, com pensamento crítico, elaborar e gerir projetos complexos.

Criação

A criação é composta por redatores e diretores de arte. Porém, mais importante do que escrever bem ou ser um especialista no photoshop, é necessário saber criar. Um criativo trabalha com ideias. Muitas ideias. Criar campanhas relevantes, criativas e que engajem o consumidor não é fácil. Aqui você vai colocar em prática aquela teoria do 1% de inspiração para 99% de transpiração.

Produção de Conteúdo

Temos um blog de tendências em artes, comunicação e cultura pop: o Newronio. Aqui, a gente não replica matéria. A gente gera conteúdo. E é a partir de muita pesquisa, análise e reuniões diárias de pauta que a equipe escolhe quais serão os temas do dia. Cada membro produz diariamente conteúdos variados de acontecimentos relevantes sobre assuntos como publicidade, comunicação, entretenimento e fatos interessantes em geral. E em todos os textos, levantamos nossas impressões e opiniões a respeito do tema.

Resultados