Arenas é a Agência Experimental de Comunicação da ESPM. Funciona como uma agência de verdade, com jobs reais e fictícios. O objetivo é preparar o aluno para o mercado atuando nas áreas de atendimento, planejamento, criação e produção de vídeo (vídeomaker). As áreas oferecidas são monitoradas por profissionais de mercado e professores específicos. Por isso, o aluno sai preparado e ocupa vagas de estágio nas principais agências de propaganda de São Paulo.

Processo Seletivo

Nosso processo seletivo é semestral. O prazo máximo de permanência do aluno é de um ano. Para entrar aqui, é preciso ralar muito. O aluno passa por um processo seletivo competitivo simulando sua primeira experiência com a vida real. Cada área possui seus próprios critérios de seleção, de forma que atenda as exigências do dia a dia do Arenas. O aluno que passar no processo seletivo entra na primeira fase do treinamento.

Fase 1

Os alunos que passam na seleção aprendem todo o processo de uma agência de propaganda. Todos aprendem sobre todas as áreas, do atendimento à criação durante três dias na semana. O objetivo é capacitar e desenvolver a percepção do aluno sobre sua área em relação ao todo. Assim, o aluno é avaliado durante o semestre seguindo critérios de mercado.

Fase 2

Os alunos que se destacaram na Fase 1 são convidados a estagiar na Fase 2 de segunda a sexta-feira. Uma vez capacitados é hora de qualificá-los em sua área de atuação. O treinamento é intenso, mas recompensador. É daqui para o mercado.

áreas oferecidas

Atendimento

O atendimento é o contato da agência com o cliente. Para representar bem a equipe, ele precisa estar envolvido em todos os processos da agência. Aqui, você vai entender que a função deste profissional se estende desde as reuniões de briefing, a identificação de problemas do cliente, a gestão de projetos, a cobrança do cumprimento de prazos até a apresentação do resultado final.

Planejamento

Pesquisar, pesquisar, pesquisar e interpretar os dados. Quanto mais você mergulhar no problema do cliente e entender o comportamento do público-alvo, mais eficiente será o resultado final do seu planejamento. Ser curioso, questionador e analítico são características dos profissionais de planejamento. Aqui, você vai correr atrás de informações, gerar insights, participar do processo criativo e pensar estrategicamente. E pesquisar mais um pouco….

Criação

A criação é composta por redatores e diretores de arte. Porém, mais importante do que escrever bem ou ser um especialista no photoshop, é necessário saber criar. Um criativo trabalha com ideias. Muitas ideias. Criar campanhas relevantes, criativas e que engajem o consumidor não é fácil. Aqui você vai colocar em prática aquela teoria do 1% de inspiração para 99% de transpiração.

Eventos

Os alunos envolvidos com as áreas de Atendimento e Planejamento participam diretamente da organização e produção de eventos internos. Acredite, não é pouca coisa. Cada evento envolve dezenas de alunos nos mais diversos desafios: Maratona de Criação, Desafio de Planejamento, Festival de Campanhas, Processo seletivo, entre outros. Aqui você fica nos bastidores dos eventos, mas na linha de frente da batalha.

Produção de Conteúdo

Temos um blog de tendências em artes, comunicação e cultura pop: o Newronio. Aqui, a gente não replica matéria. A gente gera conteúdo. E é a partir de muita pesquisa, análise e reuniões diárias de pauta que a equipe escolhe quais serão os temas do dia. Cada membro produz diariamente conteúdos variados de acontecimentos relevantes sobre assuntos como publicidade, comunicação, entretenimento e fatos interessantes em geral. E em todos os textos, levantamos nossas impressões e opiniões a respeito do tema.

Resultados